Nos últimos anos, um conceito forte e importante para as estratégias online começou a ganhar visibilidade no mercado de marketing digital: estamos falando do Inbound Marketing, um conjunto de ações sustentadas principalmente pelo conteúdo, pelas mídias sociais e por uma abordagem natural e sutil em relação ao internauta.
Ao contrário das estratégias mais invasivas, que momentaneamente atraíam a atenção dos usuários da internet para tentar vender um produto ou serviço, o inbound marketing utiliza a qualidade do conteúdo para atrair o público de forma gradativa e realmente despertar o interesse do cliente. Não se trata apenas de apresentar um produto e estimular o consumo, mas sim de uma abordagem que tem o objetivo de educar, conquistar e engajar o cliente em potencial, para que ele seja convencido da importância de consumir determinado produto.
Na prática, o Inbound Marketing agrega valor a uma marca ou produto, cria e distribui conteúdo qualificado e atrai a atenção dos clientes de maneira interessante, respeitosa e interativa, com informações compartilhadas especificamente para uma audiência, como se a empresa estivesse criando uma relação genuína com o cliente ao compartilhar conteúdos que conquistam e fidelizam o público.
Neste tipo de estratégia, o conteúdo serve como uma isca para atrair e impactar positivamente antigos e novos clientes. E foi exatamente por conta dessa relação de proximidade com o público que a estratégia recebeu o nome de Inbound Marketing, que, traduzido para o português, pode ser entendido como Marketing de Atração.
Uma estratégia de Inbound Marketing bem executada faz com que os clientes queiram se aproximar de uma marca ou empresa e, mais do que isso, faz com que eles se tornem porta-vozes da marca, ajudando a compartilhar os conteúdos produzidos e a conquistar novos públicos.
Como colocar uma estratégia de Inbound Marketing em prática?
Para que uma estratégia de Inbound Marketing seja bem-sucedida, ela precisa ser planejada e executada por profissionais da área, que farão a curadoria de conteúdo, a publicação periódica e contínua de conteúdos relevantes, uma interação aberta e direta com os clientes, a segmentação do público de interesse, o planejamento do conteúdo para cada fase do funil de vendas, a mensuração de resultados, a atualização de redes sociais, a adoção de estratégias SEO, entre outras ações.
A ideia por trás do Inbound Marketing é atrair, vender e fidelizar clientes. Para isso, é possível empregar artigos para blog, posts para redes sociais, landing pages, e-mail marketing, newsletter, e-books e muitos outros tipos de conteúdos. Entre em contato com a Help Clients e saiba mais sobre essa estratégia!